7/13/2007

Mestre Bimba

Manoel dos Reis Machado
Mestre Bimba. o Mestre dos Mestres.

Nasceu em 23 de novembro de 1899,"1900" no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador, Bahia, filho de Luis Candido Machado, famoso campeão baiano de batuque, e de Maria Martinha do Bonfim. Seu apelido resultou de aposta que sua mãe e a parteira fizeram. Quando D. Maria estava grávida achava que ia dar a luz a uma menina e a parteira achava que a criança era um menino. Então fizeram uma aposta. Quando a criança nasceu ganhou o apelido de Bimba, por ser o nome popular dado ao órgão sexual masculino na Bahia.

Sua iniciação na Capoeira se deu na Estrada das Boiadas, hoje bairro da Liberdade, em Salvador Bahia. Foi dicípulo de Bentinho, um africano que era capitão da companhia de Navegação Baiana, e cujo estilo era Capoeira Angola. Mestre Bimba ensinou Capoeira Angola por mais de dez anos. Em 1932, Bimba fundou a primeira academia especializada em Capoeira. Num tempo onde ainda era proibida e reprimida.

7/12/2007

Meus amigos

Ronaldo Estevam de Sá, o Mestre Beiçola

Ronaldo Estevam de Sá, o Mestre Beiçola

Era apenas um bebê com noves meses de vida, quando seu pai, o sr. Leonildo, um angoleiro apaixonado pela capoeira, lhe ensinou o primeiro movimento. Para desespero de D. Celina, sua mãe, Leonildo girou o menino Ronaldo até completar um salto mortal. Daí em diante ele não parou mais, alguns meses depois já estava gingando e seus brinquedos eram os intrumentos de capoeira.

Assim nascia para a capoeira o Sr. Ronaldo Estevam de Sá, o Mestre Beiçola, que, com apenas 14 anos, percebeu sua liderança e vocação para a capoeira e decidiu reunir um grupo de crianças do Conjunto Habitacional do Quitungo, Vila da Penha, RJ, para treiná-los.

A capoeira e a história da sua vida são inseparáveis, além do pai, sua mãe, Celina Estevam de Sá, tem a capoeira no coração. Durante anos, comandou a academia na ausência do filho. Uma mulher delicada e forte, dando ordens a homens e meninos duas vezes o seu tamanho e que participava das reuniões na Federação de capoeira com os mais notórios mestres.

Com muito treino e dedicação, Beiçola traçou uma carreira de sucesso e tornou-se exemplo para vários capoeiristas.

Em 1979, recebeu das mãos do Mestre Touro, do Grupo Corda Bamba, sua primeira graduação de mestre. Também em 1979, fundou o Grupo de Capoeira Besouro.

Em meados de 80, durante uma apresentação de capoeira na casa de espetáculos Sambola, na Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu um convite do empresário Oswaldo Sargenteli para viajar aos Estados Unidos em uma turnê, com um grupo de Mulatas Show.

Em 1986, o Grupo de Capoeira Besouro ganhou sua sede, em Manguariba, Zona Oeste, da cidade do Rio de Janeiro.

Em 1988, foi o vencedor do primeiro campeonato realizado pela Federação de Capoeira do Estado.

Beiçola formou quatro mestres, são eles: Sardinha, Anjo, Sidinho e Kinha. Eles eram os meninos do projeto de Capoeira desenvolvido no Quitungo, que entraram no grupo Besouro. Que espelhados no seu mestre fizeram da capoeira uma profissão e ensinam a capoeira em escolas, associações, clubes e em comunidades carentes para crianças, jovens e adultos, afastando-as das más influências da rua e contribuindo na formação de novos cidadãos.

Atualmente, Beiçola trabalha nos EUA, é fundador e coordenador do Instituto Brasil Culture e Arts onde dá aulas de capoeira, dança e percussão a jovens estudantes e universitários.

Mestre Touro jogando Professor warley

Batizado do mestre Pedra 2003

f

Mestre Batata do Grupo Besouro

Besouro de Vila Velha E.S

Grupo besouro de Vitoria E.S

Capoeira Besouro


Comentarios inuteis eu dispenso!!!

Minha mulher linda... ti voglio bene!

7/11/2007